top of page
Sobre Nós e o Projeto:
Audiovisual. Produções. Documentário
A produtora teve sua criação no início de 2018, com a junção de 6 integrantes do primeiro semestre de Rádio, Tv e Internet na Universidade Metodista de São Paulo. No semestre seguinte, com a junção de mais 4 integrantes, compôs-se a atual produtora Cinestesia.
“De ponta a ponta” é um projeto audiovisual acadêmico realizado pela produtora Cinestesia, que apresenta um documentário de 15 minutos de duração, que aborda o Ballet Clássico a partir da desromantização da(o) Bailarina(o), adentrando nesse contexto, faz um retrato intimista, acompanhando sua rotina e a superação de desafios diários, levanta experiência e memória, gerando envolvimento emocional. Tendo como pano de fundo o padrão de corpo, em relação a condição física, facilidade e segurança na realização das técnicas, saúde, além da crítica ao preconceito construído socialmente, como uma cegueira seletiva, em relação à profissão, ao dançarino de Ballet, e a desvalorização no Brasil, da dança e desta profissão, a falta de incentivo e de acessibilidade. Objetiva ser um introdutor a quem não tem acesso à essa dança e o que engloba seu universo, romper com a visão de conto de fadas fabricada pela indústria, mostrando que nem tudo é lindo no Ballet, o conflito entre idealização e realidade.
Tem como objetivo ser um introdutor a quem não tem acesso à essa dança e o que engloba seu universo, romper com a visão de conto de fadas fabricada pela indústria, mostrando que nem tudo é lindo no ballet, o conflito entre idealização e realidade. Juntando depoimentos e entrevistas de espectadores à bailarinas(os) e professores, esse processo será dividido em três blocos.
O primeiro bloco fará a contextualização do tema, também abordando uma visão externa à esse universo, apontando a idealização da prática desta dança, uma ilusão que constrói a perfeição e facilidade, feita com depoimentos de espectadores.
No segundo bloco, após a primeira quebra, explora-se a situação dos bailarinos a partir de uma visão interna, das dificuldades e experiências de quem vive e viveu nessas condições, dando voz e um outro olhar para essas conjunturas, apontando as dificuldades, rotina, desafios, e vida dos personagens. Já no terceiro bloco, após o conhecimento de todas as complexidades, apresentamos o por que continuam praticando, a realização, a paixão e o amor pela dança.
No site, além do documentário, a produtora realizará três ensaios fotográficos ligados ao tema, making of do processo de produção, e artigos relacionados com o assunto, como resenhas e indicações de filmes e documentários, também usados de referência.
bottom of page