top of page

POSTS

Quer conhecer mais sobre Ballet? Neste espaço iremos postar listas, vídeos, críticas sobre filmes e documentários, e muito sobre esse universo... Fique atento nas redes sociais e aqui no site para saber quando iremos postar algo novo e compartilhe!

Ultitma Postagem

CINCO ESPETÁCULOS SOBRE BALLET DE REPERTÓRIO

O ballet de repertório (no francês: ballet de d’action), é uma dança que conta uma história, dividido em cenas e atos, e que conta com a interpretação dramática do bailarino, as coreografias são divididas entre o corpo de baile (grupo de bailarinos), os solistas e os primeiros bailarinos e o Pas de deux (dançado por um casal). Foi no século XIX que esse estilo de dança ganhou força e os principais ballet foram montados e são remontados até hoje, na sua maioria história românticas, com princesas e príncipes. Os principais ballet des repertório são:

O LAGO DOS CISNES

Estreado em 1877, no teatro Bolshoi, o ballet foi criado pelo compositor russo Tchaikovsky e com o libreto(texto escrito para uma peça musical) de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Dividido em quatro atos, conta a história da princesa Odette que é enfeitiçada para assumir a forma de um cisne branco durante o dia, e a forma humana durante a noite, o príncipe Siegfried se apaixona pela princesa e promete quebrar o feitiço.

Lago dos Cisnes - Tchaikovsky
00:00 / 00:00

A BELA ADORMECIDA 

O segundo ballet de Tchaikovsky,  o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault, estreou em 1890, na rússia. Dividido em quatro atos, conta a história de Aurora que ao completar 16 anos espeta o dedo em uma agulha e desmaia, passando anos em sono profundo.

Valsa da Bela Adormecida - Tchaikovsky
00:00 / 00:00

O QUEBRA-NOZES

 

O terceiro ballet de Tchaikovsky, estreou em 1892. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos. Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalina, já que conta a história de Clara, que de natal pede um quebra-nozes, que acaba ganhando vida e levando a para um universo de fantasia e magia.

O Quebra-Nozes - Tchaikovsky
00:00 / 00:00

GISELLE

Dançado ao som de músicas familiares pelo balé francês e compositor de ópera Adolphe Adam e roteirizado pelo poeta Théophile Gautier, estreou em Paris em 1840. Dividido em dois atos, conta a história da aldeã Giselle que se apaixona por  Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Ela acaba morrendo e seu amor e espírito protegem Albrecht de fantasmas.

Giselle - Adolphe Charles Adam
00:00 / 00:00

DON QUIXOTE

Estreou em 1869, no teatro Bolshoi, com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky. Baseado no clássico livro de Miguel de Cervantes, que conta a história das aventuras de um fidalgo cavaleiro medieval, e seu companheiro Sancho Pança, que viajam pela Espanha, dividido em três atos .

Ato Final - Don Quixote
00:00 / 00:00

Curtiu as indicações? Compartilhe com mais alguém e fique esperto porque logo postaremos mais!

CINCO DOCUMENTÁRIOS SOBRE BALLET

Separamos alguns documentários sobre Ballet para vocês entrarem no mundo do documentário e poderem aproveitar melhor todo o universo que será abordado.

FIRST POSITION

Para entender um pouco sobre as aulas, ensaios e competições de Ballet uma boa dica é o First Position. Nesse documentário acompanhamos seis jovens bailarinos ao redor do mundo, entre eles um bailarino colombiano e uma bailarina africana, que se preparam e competem no Youth America Grand Prix, uma das principais competições de Ballet do mundo, onde as principais companhias de dança buscam novos talentos.

DANCER

Você pode conhecer um dos vencedores do Youth America Grand Prix no documentário Dancer, o bailarino Sergei Polunin. Um bailarino ucraniano, que com apenas 13 anos se tornou um dos principais bailarinos do Royal Ballet, escola de Ballet na Inglaterra que é umas das mais reconhecidas no mundo. No filme é mostrado toda a carreira dele, desde dos 8 anos de idade, até ser consagrado um dos principais bailarinos homens do mundo, e todo o seu questionamento sobre o que é Ballet e o que é dança.

RESTLESS CREATURE: WENDY WHELAN

 

E falando de grandes bailarinos... Wendy Whelan é uma das principais bailarinas do mundo, primeira bailarina do New York City Ballet. O documentário acompanha a vida dela durante o seu processo de desligamento da companhia na qual trabalhou durante 30 anos. Após lesões ela volta aos poucos a dançar e investe na dança moderna e em seu projeto Restless Creature. Esse documentário se encontra na Netflix.

Ballet and Bullets: dançando para sair da favela

Esse curta documentário retrata o projeto “nas pontas dos pés”. Criado por Tuany Nascimento, bailarina brasileira, este projeto criado no complexo do  Alemão, no Rio de Janeiro, feito para ensinar Ballet para jovens e ajudá-los a enfrentar as dificuldades do local onde vivem, das famílias e de si próprias, e mostrando que o amor pela dança ajuda a enfrentar todos estes problemas.

FIGURAS DA DANÇA


Essa série documental criada pela São Paulo Companhia de Dança fala  em cada episódio, de 30 minutos, um pouco sobre grandes nomes da dança. No episódio sobre Ana Botafogo, vemos um pouco sobre sua carreira como bailarina desde do seu início, de sua passagem pelo exterior até se tornar primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. É uma dica para conhecer um dos maiores nomes do Ballet brasileiro, mas vale a pena conferir a série inteira.

Curtiu as indicações? Compartilhe com mais alguém e fique esperto porque logo postaremos mais!

CINCO DOCUMENTÁRIOS SOBRE DANÇA

Separamos alguns documentários sobre dança para vocês entrarem no clima, passamos pela dança moderna, pelo break, Ballet clássico e a dança afro.

PINA


A primeira indicação é Pina, um filme de Win Wenders, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2012. Utilizando a tecnologia 3D, o filme foca nas coreografias de dança contemporânea Pina Bausch, a partir da mistura entre entrevistas com dançarinos de sua companhia, apresentações de algumas de suas principais  coreografias e imagens de arquivo, o documentário desmistifica a pessoa e foca- se apenas na dança.

THE FRESHEST KIDS: A HISTÓRIA DO B-BOY


O documentário The Freshest Kids: a história do B-boy, conta a história do breaking, uma forma de dança criada nos anos 70, por afro-americanos e latinos em Nova York, ao som do hip-hop, do funk e do breakbeat, desde de seu começo nas festas de Kool Herc até o momento de lançamento do filme em 2002. Dirigido por Israel, o documentário possui depoimentos dos principais nomes do breaking,como: Kool Herc, Afrika Bambaataa, os próprios b.boys que construíram essa história, como Crazy Legs, Mr. Freeze, Mr. Wiggles.

I DREAM OF DANCE

 

Se você quer entender um pouco mais sobre a vida de dançarinos uma boa opção é I dream of dance, um documentário sobre a companhia de dança liderada por Denise Wall, uma das principais professoras de dança de todos os tempos. O filme conta sua história, sua luta contra o câncer, e seu amor pela dança e pelos alunos que ensinam. Além de acompanhar a vida de alguns de seus bailarinos durantes as principais competições americanas de dança.

A ALMA DA GENTE

 

Uma dica brasileira, é um documentário que retrata o desenvolvimento dos jovens do projeto cultural Corpo de dança da maré, coordenado pelo coreografo Ivaldo Bertazzo, no complexo da Maré. O filme acompanha os ensaios, as dificuldades dos adolescentes, suas vidas na comunidade, treinando em suas casas e como a arte ajuda a muitos jovens a sair de uma realidade dura.

BALÉ DE PÉ NO CHÃO 

A DANÇA AFRO DE MERCEDES BAPTISTA


Neste documentário acompanhamos a trajetória de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra brasileira entrando para o teatro municipal do Rio de Janeiro, em 1950 ela se voltou para os estudos dos movimentos dos rituais do candomblé e danças folclóricas, sendo a percursora da dança afro-brasileira, e da dança moderna no Brasil, ela também coreografou desfiles de escolas de sambas.

Curtiu as indicações? Compartilhe com mais alguém e fique esperto porque logo postaremos mais!

Clique no botão abaixo para ir direto para a página Textos Autorais

bottom of page